Justiça Ambiental e Combate ao Racismo na área da Segurança Pública

Nota de congratulações pela publicação da Lei Municipal n. 6.357/2018, do Município do Rio de Janeiro

 

A Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB, a Associação dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA, a Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil – ASLE-Brasil e o Instituto O Direito por um Planeta Verde, por seus dirigentes e pelos diretores e associados que subscrevem este ofício, vem pelo presente cumprimentar os nobres membros da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o Sr. Prefeito Municipal pela aprovação e publicação da Lei Municipal n. 6.357/2018, que inclui no § 6º do art. 6º da Lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010 o Dia Municipal de Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra, a ser comemorado anualmente no dia 20 de junho.

Trata-se de importante iniciativa legislativa, que se reveste de forte conteúdo simbólico, na medida em que o racismo constitui uma das mais perversas modalidades de perpetuação da injustiça ambiental no Brasil.

Para que a data não venha a constituir tão somente mais uma referência no calendário oficial da cidade, sugerimos ainda que todo ano, no dia 20 de junho, a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, em conjunto com instituições universitárias, associações comunitárias e entidades voltadas ao combate ao racismo e à promoção dos direitos humanos, promova debates sobre combate à criminalidade, formação dos Agentes Públicos em Direitos Humanos, proteção da vida e da saúde humanas no meio ambiente carcerário, isonomia racial no âmbito da Segurança Pública e questões correlatas.

more “Justiça Ambiental e Combate ao Racismo na área da Segurança Pública”

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

Chapter Proposals for “Ecofeminist Science Fiction”

deadline for submissions: February 1, 2018

full name / name of organization: D. A. Vakoch / METI

contact email:
dvakoch@meti.org

 

Chapter proposals are invited for an edited volume titled Ecofeminist Science Fiction. Interested authors should send a 300-word abstract, 200-word biography, and sample of a previously published chapter or article to dvakoch@meti.org by February 1, 2018. Proposers will be notified about whether their submissions are accepted for the book by February 15, 2018. For accepted proposals, first drafts of full chapters (5,000 words) are due by June 1, 2018, and final versions are due August 1, 2018. more “CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA”