Poeta colombiano é uma das atrações artísticas do CILE 2018

Juan Carlos Galeano é daqueles escritores que também são um pouco de nós, brasileiros sensibilizados pelo imaginário popular. Sua arte que aproxima mitos populares, natureza e meio ambiente deve ser vista no mínimo com curiosidade na quarta edição do Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica a ser realizado na Universidade Federal do Amazonas em Manaus.

Sua poesia inspirada na cosmologia amazônica associando realidade e imaginação, história e mito aparece em antologias e coleções de seu país, dos Estados Unidos, da América Latina e Europa, traduzida para o português, inglês, francês e alemão. Já foi publicado pela Casa de las Américas, organização criada para aproximar a cultura cubana das manifestações literárias, teatrais, plásticas e musicais de outros países latino-americanos.

É pesquisador e professor de poesia e cultura folclórica latino-americana amazônica da Universidade do Estado da Flórida. Em volume da coleção literária publicada pela Universidade Nacional da Colômbia, poemas sobre animais e mitos convivem lado a lado. Já na antologia Yakumama traduzida para o inglês por professores de sua universidade, os mitos imperam página a página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *