Prêmio Nobel da Paz será palestrante do CILE 2018

Philip Martin Fearnside com mais de 25 prêmios e títulos é Prêmio Nobel da Paz em 2007 pela participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Prêmio Chico Mendes concedido no ano de 2006 pelo Ministério do Meio Ambiente como primeiro lugar na área de ciência e tecnologia, Prêmio Ambiental Global 500 das Nações Unidas em 1991. Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

            Trabalhando há mais de 30 anos com pesquisas em mudanças climáticas, ele desenvolve projetos de captação do valor dos serviços ambientais da floresta amazônica como forma de desenvolvimento sustentável para as populações rurais na região. Suas linhas de pesquisa são aquecimento global, desenvolvimento sustentável na Amazônia e impactos ambientais do desmatamento. Já foi identificado como sendo o segundo cientista mais citado no mundo na área de aquecimento global e o sétimo em desenvolvimento sustentável. Possui mais de 600 produções científicas e citações em mais de mil trabalhos científicos.  

            Sua obra sobre a floresta amazônica nas mudanças globais detalha o valor potencial do serviço ambiental desempenhado pelos ecossistemas naturais na manutenção da biodiversidade da região e da manutenção da floresta para mitigar o aquecimento global.

            Philip Fearnside fez doutorado em Ciências Biológicas na Universidade de Michigan, período no qual morou dois anos em agrovila às margens da Transamazônica e faz pesquisas no Brasil desde 1974, entrando no quadro permanente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia quatro anos depois.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *