Oficiais

Zélia Monteiro Bora – Presidente e Editora JILE

Zelia8Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Doutorado em Portuguese and Brazilian Studies – Brown University (1998). Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia Berkeley (2006-2007), Bolsista da AAUW Foundation (2007-2008). Professora Visitante Fulbright na Universidade da Califórinia, Berkeley, 2012. Temas de pesquisa: identidade, cultura,memória e ecofeminismo.


Elda Firmo Braga – Vice Presidente

DSC00415 (1)Professora Adjunta de Literaturas Hispânicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Estudos Literários Neolatinos, opção Literaturas Hispânicas, pela UFRJ. Mestre em Estudo de Literatura, subárea de Literaturas Hispânicas, pela UFF. Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura, pela UERJ. Bacharel e Licenciada em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela UERJ. Atualmente, dedica-se aos Estudos Literários com foco na representação da natureza na literatura e às práticas pedagógicas voltadas para o Ensino de Literatura e o Letramento Literário.


Sueli Meira Liebig – Secretária

1535395_698045200213240_1883240888_nPossui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade da Georgia em Athens, EUA (2002), na área de Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Anglo-americana pela UFPB (1992) e especialização em Língua Inglesa pela FURNe (1980). Lecionou na UFPB de 1983 a 2005. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, literatura norte-americana, literatura inglesa e literaturas afro-brasileira e afro-americana, alteridade, estudos interculturais e estudos ecocríticos. Publicou os seguintes livros: Dossiê Black & Branco: Literatura, Racismo e Opressão nos Estados Unidos e no Brasil (2003); Expressões da Alteridade (2007); Raça, Mito e Resistência (2010) e organizou em regime de parceria Letras: Linguagens em Ação (2007); Textos & Textos: Diálogos em Literatura Comparada (2008); Estudos Literários em Perspectiva (2008); Estudos de Língua Estrangeira: Práticas Sociais e Culturais (2011) e Estudos em Literatura Comparada (2012).


Suênio Stevenson Tomaz da Silva – Tesoreiro

Foto Suênio 2Possui mestrado em Literatura e Interculturalidade (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Letras(habilitação em Língua Inglesa) também pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Além disso, é doutorando no Programa de Pós-Graduação Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.


Evely Vânia Libanori – Comitê Executivo

EvelyProfessora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da Universidade Estadual de Maringá desde 1997. Fez mestrado e doutorado na UNESP/Assis. Na Graduação trabalha Literatura Brasileira – Narrativa, e Práticas em Educação Literária. Na Pós-Graduação trabalha com romances latino-americanos e com o referencial teórico referente ao Existencialismo, Ecocrítica, Identidade humana e animal, Ética Animal. Está à frente do GAIA (Grupo de Atividades Interdisciplinares sobre os Animais), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e que estuda libertação animal, ética animal, veganismo. É coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) desde setembro de 2014 até o presente momento. Orienta pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação relacionados a esses campos de estudo/conhecimento: Representação de Identidades na Literatura, Ética Animal, Representação Animal na Literatura, Clarice Lispector, Existencialismo. Em maio de 2014, lançou o livro de crônicas abolicionistas animalistas Nós, Animais.


Ivana Alencar Peixoto Lianza da Franca – Comitê executivo

DSC00291Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Língua Inglesa e Literatura Anglo-Americana pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ingles instrumental e gêneros textuais.


Simão Farias Almeida – Editor Web

WhatsApp Image 2016-07-30 at 17.17.58Possui Graduação em Letras (2000), Graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2001), Mestrado em Letras (2003) e Doutorado em Letras – Literatura e Cultura (2012), todos os cursos feitos na Universidade Federal da Paraíba(UFPB). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre práticas comparadas entre comunicação (jornalismo, televisão, cinema), e literatura. É líder do grupo de pesquisa Mídia e meio ambiente: olhares da Amazônia. Autor de livros de crítica literária, jornalística e cinematográfica, artigos acadêmicos, contos, poemas e roteiros de cinema.


Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos – Representante dos alunos de Pós-graduação

WhatsApp Image 2016-08-09 at 14.08.13Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB/PB). Professor Substituto no Curso de Letras – Português da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Mamanguape. Membro da Association for the Study of Literature and Environment, Seccional Brasil (ASLE/Brasil). Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2015). Especialista em Direito Civil Constitucional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2016). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2015). Licenciado em Letras Portuguesas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2013). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNjPÊ) (2012). Membro do Corpo Editorial da Revista LEXMAX da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB/PB).


Siddharth Singh Monteiro Bora –  Representantes dos Alunos de Pós-Graduação

WhatsApp Image 2016-08-12 at 12.53.43Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007)(UNIPÊ). Especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário de João Pessoa (2008). Especialista em Ciências Criminais pela Fundação Escola Superior do Ministério Público(FESMIP) (2009). Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional, ESDC, Brasil(2009). Com trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas áreas de Direito Penal, Direitos Humanos, Ciências Criminais e Criminologia. Coordenador Acadêmico pela Casa de Cultura AIO(PB) ( 2013-2014). Membro da associação Fórum de Proteção Estadual de Defesa dos Animais. Membro da Association for the Study of Literature and Environment, Seccional Brasil (ASLE/Brasil). Mestrando em Criminologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).