APRESENTAÇáO

A Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) é um periódico interdisciplinar da Associação para o Estudo da Literatura e da Ecocrítica (ASLE-Brasil), publicado pela primeira vez em dezembro de 2018. Seu objetivo principal é o de promover artigos científicos relacionados aos estudos humanísticos ambientais e a questões relativas ao meio ambiente e seus sujeitos. Sua periodicidade é semestral (janeiro e junho) e há, ainda, a possibilidade de contemplar também números especiais propostos por editores e pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. Os artigos devem ser inéditos e avaliados por pares reconhecidos nacional e internacionalmente nas seguintes áreas: Literatura, História, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Direito Ambiental, Filosofia, Cinema, Teatro, Estudos Indígenas, que priorizem discussões relacionadas a temas ecológicos sobre aquecimento global, justiça social e sustentabilidade especialmente em países do Sul Global. 

A Revista tem publicações em formato digital de textos literários, artigos e resenhas críticas em língua portuguesa, espanhola e inglesa, assim como traduções de autores estrangeiros para língua portuguesa devidamente aprovadas. Os artigos serão publicados obedecendo aos princípios das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para textos em Português e Espanhol, e MLA (Modern Language Association), para textos em Inglês. 

Como submeter um artigo?

  • Todos os artigos têm de ser submetidos online através do sistema de submissão da revista. Para tal, o proponente tem de estar registado no sistema.

 

            Se já possui uma senha de acesso à Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica, submeta o seu artigo aqui.

  • Se não está registado, por favor, proceda ao registro para obtenção de senha de acesso. Ao registar-se como autor, pode indicar também a sua disponibilidade para ser revisor da Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica.
  • O registro no sistema é necessário, não só para a submissão de trabalhos, mas também para acompanhar o processo editorial em curso.
  • Diretrizes para autores

A Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) informará ao(s) autor(es) sobre o recebimento de seus textos originais no prazo de 15 dias. Os Editores decidirão sobre a publicação do artigo de acordo com a área de conhecimento. Dois pesquisadores específicos serão designados pelos editores da revista. Após o resultado da avaliação, a publicação do artigo poderá estar condicionada às alterações sugeridas pelos avaliadores que permanecerão anônimos.

O envio de artigos à Revista e seu processo de edição, caso sejam aprovados, são gratuitos. Não haverá qualquer custo em nenhuma fase do processo. A Revista é financiada pelos associados à ASLE-Brasil e parceiros acadêmicos.

    1. Seleção: Todos os artigos serão revisados a fim de que seja avaliada a pertinência de sua temática de acordo com a proposta acadêmica da Revista. Serão publicados apenas os artigos inéditos e que não tenham sido enviados simultaneamente a outra Revista, salvo artigos traduzidos de outras línguas, de autores renomados, com a permissão de seus autores.
    2. Temáticas e Idiomas: A Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica possui uma proposta interdisciplinar e prioriza como temas principais os assuntos relacionados à ligação entre a ecologia humana e não humana, debatidos nas seguintes áreas de conhecimento: Literatura, História, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Direito Ambiental, Filosofia, Cinema, Teatro, e Estudos Indígenas. Serão aceitos artigos em Português, Espanhol e Inglês (em todas as seções da Revista).
    3. RESUMO: Os artigos devem apresentar um resumo em português e inglês ou espanhol e inglês. Sua extensão será no máximo vinte páginas incluindo referências bibliográficas e no máximo deverá conter até 5 palavra-chaves. O resumo deverá conter o conteúdo, seu objetivo, e conclusões (resultado da investigação ou reflexões derivadas da investigação); a instituição e endereço eletrônico do autor(res)
    4. Edição: Recomendamos evitar o uso de recursos gráficos diferentes dos solicitados para composição do artigo, tais quais: palavras e frases sublinhadas, em negrito, cursiva, tamanho da fonte diferente da indicada. Numerar no decorrer do artigo subtítulos no sistema decimal 1.  1.1  1.2 ... 2.  2.1   2.2 ...
    5. Gráficos, Fotografias ou Desenhos: Se o artigo contém desenhos, fotos, gráficos ou diagramas, apresente de maneira separada (preferencialmente arquivos adjuntos) numerados com os seus respectivos títulos, indicando exatamente o lugar onde devem aparecer no texto. Por exemplo: Gráfico (N). pág. (#). Gráficos em Excel devem ser enviados em um arquivo Excel.
    6. Conteúdo proveniente de Multimídia: Se os autores querem incluir conteúdos de multimídia, devem seguir as indicações relacionadas às referências em ABNT, se os textos forem escritos em Português ou Espanhol; ou MLA, se o texto estiver escrito em Inglês.
    7. Notas de Rodapé: Devem ser utilizadas para agregar comentários, digressões ou discussões adicionais. Seguem-se os modelos relacionados à ABNT, para textos em língua portuguesa ou espanhola e MLA, se estiver escrito em língua inglesa.
    8. Referências: Aplicam-se as normas referentes à ABNT, se os textos estiverem escritos em língua portuguesa ou língua espanhola, e MLA se os textos estiverem escritos em inglês.OBS: Não serão aceitas referências relacionadas a informações advindas de páginas que não podem ser comprovadas. 
    9. Direitos autorais: O(s) autor(es) deverá(ão) ceder o direito de reprodução à Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica mediante e-mail enviado aos editores. Caso o(s) autor(es) queira(m) reproduzir seu texto, posteriormente, especialmente textos artísticos, deverá(ão) mencionar que o texto foi publicado anteriormente na Revista a instituição; e o endereço eletrônico.
    10. Processo de avaliação em pares: a Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) realiza a avaliação por pares (peer review) seguindo o processo de Avaliação Duplo Cega.
    11. Recepção e Avaliação Editorial

11.1. Ao finalizar cada chamada para publicações (exceto no caso dos números especiais, cujo processo será feito pelo editor convidado, assim como a avaliação em pares) serão enviadas notificações ao(s) autor(es) que submeteu(ram) seus artigos ao processo de avaliação.  Os(as) editores(ras) da Revista analisarão o artigo em sua totalidade e decidirão quais artigos cumprem os requisitos solicitados para publicação. Eles(as) decidirão se o artigo será enviado aos pares designados de acordo com a área de conhecimento do artigo ou se o artigo será rejeitado em primeira instância. Também nessa fase, poderão solicitar algumas correções por parte de seu(s) autor(es) antes que o artigo seja enviado oficialmente aos pares designados. Nesse caso específico, o(s) autor (res) deverá(rão) devolver o artigo com os ajustes solicitados, junto a uma notificação que expressa a intenção de manter o artigo para publicação.

11.2 Os(as) editores(as) da Revista iniciarão o processo de envio dos artigos aos revisores dos artigos que foram aprovados na primeira fase. O revisor terá de ser um expert no tema do artigo. O par selecionado receberá tanto o artigo completo quanto o formulário de avaliação, que por sua vez será um documento aberto a todo o público, entretanto os nomes dos avaliadores permanecerão resguardados.

OBS: Apenas os artigos acadêmicos serão submetidos às avaliações designadas. Outras seções da Revista, de conteúdo artístico, serão da responsabilidade dos editores apenas.

  1. Tempo da Avaliação: A Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) é publicada nos meses de janeiro e junho de cada ano, exceto os dossiês especiais que poderão ser propostos em qualquer semestre acordados entre o(s) editor(res) convidados e os editores da Revista. Os editores da Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) terão 15 dias úteis para a revisão da primeira fase dos artigos e para contatar os pares avaliadores. Os pares avaliadores terão um mês para emitirem seus pareceres sobre o artigo. 
  2. Resultados: o resultado da avaliação deverá ser: 1. Aprovado 2. Aprovado com modificações 3. Artigo não aceito.
  3. Correções: O(s) autor(es) terão duas semanas para fazer os ajustes solicitados para publicação definitiva de seus artigos. Se os autores não cumprirem o prazo, os editores poderão descartar a publicação do referido artigo na Revista.
  4. Produção Editorial: A ASLE-Brasil, a cada semestre, terá três semanas para a publicação do artigo, uma vez que os procedimentos listados sejam cumpridos em tempo hábil. Só serão publicados os artigos que cumpriram as deliberações previstas, assim como as exigências referentes aos direitos autorais acordados entre editores e autores.
  5. Reprodução e Tradução: Artigos em língua inglesa ou em outra língua deverão ser traduzidos em língua portuguesa, excepcionalmente, se for um artigo de elevado conteúdo técnico e o autor tenha especialidade reconhecida na área.

OBS: As perspectivas e os conteúdos dos artigos publicados serão de total responsabilidade de seus autores. Não poderão ser responsabilizados legalmente por eles nem os Editores da Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE), nem a ASLE-Brasil.

  1. Tipos de Artigos Aceitos

A RILE dará prioridade a artigos inéditos que sejam produtos de investigação científica, principalmente relacionados às áreas de humanidades ambientais. Eles podem ser:

Artigos críticos e teóricos relacionados às literaturas;

Artigos que apresentem de forma detalhada resultados de investigações contendo introdução, metodologia, resultados e conclusões do estudo;

  1. Direitos Autorais

A publicação de um artigo na Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE), requer a autorização do(s) autor(es), para a publicação do artigo para fins acadêmicos e não para fins lucrativos ou comerciais, de acordo com a filosofia Open Access nas páginas da Web e na Internet, como também em redes, bases de dados bibliográficos, índices, diretórios ou qualquer outro meio de reprodução eletrônica, fazendo sempre referência ao(s) autor(es) e menção à Revista, de acordo com a página https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

  1. Declaração de Privacidade

Os nomes e os endereços do correio eletrônico citados na Revista serão usados exclusivamente para os fins estabelecidos nela e não poderão ser usados por terceiros para outros fins.

  1. Ética Editorial

A Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE) encontra-se respaldada nos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas sugeridos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) (Commitê Ético de Publicações), tornando público o princípio que norteia o processo editorial, preservação e disponibilidade de seu conteúdo. Nesse sentido, ficam estabelecidos as seguintes orientações éticas:

  1. Seguimos as tendências de transparência das informações e melhoramento progressivo de nosso processo editorial a partir da plataforma Open Journal System como um ecossistema possível de acesso aberto aos nossos conteúdos.
  2. Os termos de referências sobre os direitos autorais se regem pela Creative Commons License sob a qual não será permitido utilizar o conteúdo da Revista para fins comerciais ou ainda, compartilhar, mesclar, retocar e criar a partir dos conteúdos da Revista. Caso o conteúdo seja utilizado para fins não comerciais, será necessário que se dê crédito ao texto originariamente publicado pela Revista e licencie novas criações sob as mesmas condições.
  3. Ainda quando os autores outorgarem o direito exclusivo de seus artigos à Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica (RILE), tornará possíveis publicações da versão PDF do artigo em repositórios da instituição vinculante ao autor, assim como nas redes pessoais, sempre e quando sejam explicitadas as datas do volume e demais detalhes bibliográficos do referido artigo.
  4. Os critérios de citação e manejo dos conteúdos da Revista se regem pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), caso o artigo seja em português e espanhol, e MLA, caso seja escrito em inglês.
  5. A contribuição sugerida pelos autores é revisada e submetida aos seguintes procedimentos editoriais:

5.1. Apenas os trabalhos que cumprem as diretrizes da Revista serão publicados.

5.2. Priorizam-se os trabalhos relacionados à temática da Revista.

5.3. Os artigos recebidos serão avaliados por especialistas selecionados de acordo com a sua trajetória acadêmica em alguma das áreas relacionadas ao conteúdo. Será levado em consideração o critério duplo cego. Os avaliadores declaram em cada arbitragem que não há conflito de interesse em participar na avaliação da Revista. Os resultados do processo serão: aceito sem modificações; aceito com modificações e não aceito.

5.4. O(s) autor(es) de todas as seções serão informados de todo o processo editorial desde que os contatos disponíveis estejam atualizados por parte do(s) autor(es) à época da submissão. Caso os contatos estejam atualizados, o(s) autor(es) será(ão) informado(s) progressivamente sobre todos os prazos, assim como os resultados atribuídos pelos avaliadores, de forma a não comprometer a periodicidade da revista.

  1. Consideram-se condutas não aceitas pela Revista:

6.1. Plágio: a Revista busca atualizar permanentemente os mecanismos de revisão da originalidade dos conteúdos enviados. A constatação de plágio implica a rejeição imediata da proposta, com as respectivas notificações.

6.2. Duplicidade: não serão aceitos conteúdos que superem 75% de originalidade frente a algum documento do(s) autor(es) publicados em outra Revista.

6.3 Os dados pessoais do(s) autor(es) serão utilizados para os fins declarados por esta Revista e não serão disponibilizados para nenhum outro fim ou pessoa.