Literatura e ética animal no Brasil

  • Evely Vânia Libanori Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ética animal, Literatura brasileira, Direito dos animais

Resumo

O estudo avalia a forma como o ser humano se relaciona com os animais tanto na Literatura como na nossa cultura, e tem como suporte teórico a Ética Animal, campo da filosofia que propõe a ética senciocêntrica na forma como interagimos com os animais. Nesse sentido, os animais, como seres dotados de sensibilidade e de consciência, merecem a mesma consideração ética dirigida aos seres humanos. O capítulo centra-se nos autores que tiveram a preocupação em problematizar a condição do animal não humano em nossa cultura. As crônicas de Machado de Assis são o primeiro texto a ser estudado, em função do incômodo ético do autor quanto ao fato de usarmos os animais como comida e força de trabalho. O "Conto alexandrino" é também examinado, já que trata da crueldade cometida contra os animais de laboratório. Clarice Lispector é a autora que, no Brasil do século XX, representa a voz dos animais, visto que sua produção poética é marcada pela presença dos animais como seres com os quais as personagens têm ligação existencial. Há personagens que veem o ato de comer carnes como violência, resquício da ancestralidade humana que deveria ser eliminado.
Regina Rheda, autora contemporânea, em Humana festa, levanta temas ecofeministas. O patriarcado e o machismo são os culpados pelo cenário social em que mulheres e animais são seres inferiores e á  disposição do homem. Por fim, o estudo apresenta a produção literária incipiente no Brasil, mas já expressiva, que tem sido denominada "literatura animalista abolicionista" e que se marca pela ideia de que os animais merecem ser tratados com ética, visto que são seres inteligentes, sensíveis e autoconscientes.

Referências

ADAMS, Carol. A política sexual da carne. São Paulo: Alaúde, 2012.
ASSIS, Machado de. Crônicas escolhidas. São Paulo: ática, 1994.
ASSIS, Machado de. Os melhores contos de Machado de Assis. São Paulo: Global, 1995.
ASSIS, Machado de. Várias histórias. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
FELIPE, Sônia. Acertos abolicionistas: a vez dos animais. São José: Ecoânima, 2014.
GREIF, Sérgio; TRÉZ, Thales. A verdadeira face da experimentação animal: a sua saúde em perigo. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional Fala Bicho, 2000.
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. 22. ed. São Paulo: Loyola; Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
RHEDA, Regina. Humana festa. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Publicado
2018-07-23
Seção
Dossiê temático