O DIABO NA NOITE DE NATAL: UM OLHAR ANALÍTICO

  • Amanda Lucy dos Santos Costa IFPE
  • João Vianney Cavalcanti Nuto UnB
Palavras-chave: Teatro, Adaptação, Osman Lins

Resumo

Neste estudo, estabelecemos um paralelo entre o texto dramatúrgico “Capa-Verde e o Natal” (1967) e a narrativa em conto “O diabo na noite de Natal” (1977), diferentes versões da obra infantojuvenil osmaniana. Analisamos particularidades referentes aos diferentes gêneros e exploramos as perspectivas no que diz respeito à adaptação do texto teatral para o conto. Além de pautar questões estruturais, debruçamo-nos sobre a trama e a simbologia intertextual dos seus personagens à luz do conceito bakhtiniano de carnavalização e cosmovisão carnavalesca (BAKTHIN, 1981). Observamos, afinal, que Osman Lins não apenas entretém, mas, dolosamente, promove, por meio da carnavalização, uma reflexão sobre o que é viver em sociedade, trabalhar em equipe e preservar seus princípios.

Biografia do Autor

Amanda Lucy dos Santos Costa, IFPE

Mestra em Literatura pela UnB; graduada em Letras pela UNIFAFIRE; especialista em língua e literatura inglesas, em literatura infantojuvenil e em educação infantil pela UNIFAFIRE; professora da área de linguagens no IFPE.

João Vianney Cavalcanti Nuto, UnB

Pós-doutor pela USP; doutor em Letras pela USP; mestre em Letras pela UFPB; graduado em Licenciatura Plena em Letras pela UFPB; professor Associado 4 de Teoria da Literatura da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade; líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura da UnB; membro do Grupo de Estudos Osmanianos, liderado pela professora Elizabeth Hazin.

Publicado
2025-12-05