TEATRO E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: Uma perspectiva sócio-histórica da (in)acessibilidade do teatro à pessoa surda em razão das barreiras comunicacionais

  • Camila Nogueira de Paiva Henriques Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Maria Rita de Holanda Silva Oliveira Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Palavras-chave: Acessibilidade, Surdez, Teatro, Inclusão, Lazer

Resumo

A pesquisa exploratória aqui apresentada, desenvolvida por meio do método indutivo (Gil, A. C, 2008, p. 10), utiliza-se da metodologia Civil-Constitucional (Schreiber, A.; Konder, C. N., n.p.) para investigar o quadro jurídico e social das medidas para a devida inclusão da pessoa Surda na condição de espectadora de montagens teatrais. Com este intuito, faz um resgate histórico-social do tratamento conferido a este grupo social desde a Antiguidade greco-romana até os dias de hoje, além de apresentar diversas normas de âmbito nacional e internacional que versem sobre o assunto e possíveis ações a serem adotadas pelos produtores culturais a fim de viabilizar o acesso ao teatro pela pessoa Surda.

Biografia do Autor

Camila Nogueira de Paiva Henriques, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Pós-graduada em literatura infantil, juvenil e brasileira (FAFIRE) e graduanda em Licenciatura em
Letras - Português (UNICAP).

Maria Rita de Holanda Silva Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Pós-doutora em New Technologies and law (Mediterranea International Center for Human Rights Research e em Direito de Família (Universidad de Sevilla). professora da Escola de Ciências Jurídicas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, conselheira científica do Instituto Brasileiro de Direito de Família/PE, pesquisadora do Grupo de pesquisa CONREP - Constitucionalização das Relações Privadas (CONREP) e do Grupo de Pesquisa Direito Civil e Ação da Unicap. Professora Adjunta na Faculdade de Ciências da Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (UPE).

Publicado
2025-12-05