Festival do Boi Bumbá na Amazônia

Uma Análise Discursiva na Perspectiva dos Direitos Animais

  • Pedro Farias Francelino
  • Wilder Kleber a Fernandes de Santana
Palavras-chave: Dialogismo, Ecocrítica, Boi Bumbá

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre as estratégias discursivas de espetacularização midiática do evento "O Festival do Boi Bumbá", que ocorre anualmente em Parintins, no Amazonas, considerado a segunda maior festa popular no Brasil após o Carnaval do Rio de Janeiro. Partindo de uma contextualização histórica e os estudos animais, pretende-se analisar o modo como este festival populariza e humaniza negativamente a imagem do Boi, e como esse propósito é valorado por "partidos políticos" que escondem o sacrifício de gado para atender á  indústria bovina. A proposta consiste em observar os discursos sobre defesa e proteção dos animais via documentários ligados aos Estudos Críticos Animais. Nesse sentido, analisa-se o discurso turístico e midiático acerca da espetacularização desse evento, bem como se discutem as orientações ideológicas e axiológicas promovidas por agências sem fins lucrativos frente á  exploração e violência causada aos animais. Utilizam-se como abordagens teóricas as reflexões de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev sobre a noção de linguagem em perspectiva dialógica, bem como algumas pressuposições culturais de Sérgio Ivan Gil Braga, Verena Cansação da Silva Lemos e Tonzinho Saunier acerca do festival folclórico de Parintins-AM. A leitura dialógica do discurso que orbita em torno da temática do Festival do Boi Bumbá, em diálogo com os estudos animais, aponta para a necessidade de se reavaliarem as implicações de um olhar unilateral para o festival, visão que acaba omitindo de forma significativa os "efeitos colaterais" decorrentes dessa manifestação cultural para vida animal.

Referências

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

_____. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Os Bois-Bumbás de Parintins. Rio de Janeiro: Funarte, 2002, pp.20 a 22.

FRANCIONE, Gary L. Introdução aos direitos animais. Tradução de Regina Rheda. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

JORNAL DA ILHA. Parintins. 08 de março de 2005, caderno Cidade, p. 10.

LEMOS, Verena Cansação da Silva. O Festival Folclórico de Parintins. Monografia apresentada como requisito Para conclusão do curso de bacharelado Em Turismo do Centro Universitário de Brasília UNICEUB. BRASíLIA, DF. 2005.

SAUNIER, Tonzinho. Parintins: Memória dos Acontecimentos Históricos. Manaus: Valer/ Governo do Estado do Amazonas, 2003. p.201.

SINGER, Peter. Libertação Animal. Tradução por Marly Winckler. Porto Alegre, São Paulo: Lugano, 2008.

SOUZA, João Jorge. Parintins: A Ilha do Folclore. Manaus: Grafitec, 1987.

VALENTIN, Andréas; CUNHA, Paulo J. Caprichoso: a terra é azul. Rio de Janeiro: Ponto de Vista Comunicação, 1999, p.p. 131 a 132.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

WEIL, Andreza Gomes. A realidade fora da arena: a dinâmica (in)sustentável do trabalho informal no festival folclórico de Parintins – Amazonas. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM), sob orientação da Profª. Drª. Marinez Gil Nogueira. Manaus, 2014.
Publicado
2019-06-08
Seção
Dossiê temático