From Gabriela Mistral to Violeta Parra to Adriana Paredes Pinda in the Cultural Compost Flow
Resumo
A Ecocrítica inicialmente preocupava-se com a representação do mundo físico na literatura, primeiro o ambiente natural e como ele era construído. Mais tarde, “experimentos ecocriticos” questionaram textos para além dos seus conteúdos. No Chile, o antipoeta e ecopoeta Nicanor Parra defende a ideia de que tudo foi criado, levando os autores a cultivarem a “arte da reciclagem”. Em muitos de seus poemas, e não apenas em aspectos ecologicamente orientados, N. Parra repetidamente recicla sua própria produção, bem como a dos outros. De diversas formas, no entanto, a produção cultural é um ato de reciclagem, seja produzida dentro dos quadros de estruturas e modos determinados, ou discute e enfrenta tropos e temas recorrentes. A produção cultural deve gerenciar a “ansiedade da influência”, pagar tributos aos trabalhos anteriores ou desafiá-los. O presente ensaio analisa as maneiras pelas quais os poetas, Nicanor Parra, Gabriela Mistral e Violeta Parra, em sua natureza sintonizada, estão cientes de que a cultura sempre é produzida como um composto reciclado e praticam a arte de reciclar a linguagem, recuperando-se a terra e as tradições restauradoras.
Referências
BINNS, Niall. Criaturas del desarraigo, o en busca de los lugares perdidos: alienación y ecología en la poesía hispanoamericana. América Latina Hoy, v. 30, p. 43-77, enero, 2002
BLOOM, Harold. Anxiety of influence: a theory of poetry. New York: Oxford University Press, 1973.
BUELL, Lawrence. The environmental imagination: Thoreau, nature writing and the formation of American culture. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard Univ. Press, 1995.
PARRA, Nicanor; CÁRDENAS, María Teresa. (Ed.). Así habló Parra en El Mercurio. Santigo do Chile: El Mercurio: Aguilar, 2012.
FLYS JUNQUERA, Carmen; HENRÍQUEZ, José Manuel Marrero; VIGAL, Julia Barella. (Ed.). Ecocríticas: Literatura y medio ambiente. Madrid: Iberoamericana; Frankfurt am Main: Vervuert, 2010.
GLOTFELTY, Cheryl; FROMM, Harold. (Ed.). The ecocriticism reader: landmarks in literary criticism. Athens: The University of Georgia, 1996.
MARTÍNEZ SANZ, María Ester. Las décimas de violeta Parra: del yo individual a lo Universal. Taller de Letras, n. 25, p 119-25, Noviembre, 1997.
MISTRAL, Gabriela. Poema de Chile. Chile: Pomaire, [1967].
NIXON, Rob. Slow violence or the environment of the poor. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
GARCÍA , Mabel. El proceso de retradicionalización cultural en la poesía mapuche actual: Üi de Adriana paredes Pinda. Revista Chilena de Literatura, n. 81, p. 51-68, abr. 2012.
PARRA, Isabel. El libro mayor de Violeta Parra: Un relato biográfico y testimonial. Santiago do Chile: Cuarto Propio, 2009.
PARRA, Violeta. Décimas: autobiografía en verso. Buenos Aires: Sudamericana, 1998.
PÉREZ LÓPEZ, María de los Ángeles. La autotextulaidad en Nicanor Parra: acotar/agotar/reciclar. Anales de Literatura Chilena, año 4, n. 4, p. 165-75, diciembre, 2003.
ROJAS, Rodrigo. La lengua escorada. Santiago: Pehuén, 2009.
ROJO, Grínor. Mistral y la niebla. In: MISTRAL, Gabriela. En Verso y Prosa: Antología. Madrid: Real Academia Española, 2010. p. 623-636.
SALAS ZÚÑIGA, Fabio. Mira, niñita. creación y experiencia de rockeras chilenas. Santiago do Chile: Universidad Alberto Hurtado, c2012.
TUAN, Yi-Fu. Topophilia: a study of environmental perception, attitudes, and values. New York: Columbia University Press, 1974.
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Literatura e Ecocrítica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.