O Antagonismo da Entidade Rio no Imaginário Construído em Histórias do Rio Negro, de Vera do Val

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  • Jandir Silva dos Santos
  • Cássia Maria Bezerra d Nascimento
Palavras-chave: Residualidade, Amazônia, Vera do Val

Resumo

Este texto realiza uma leitura dos contos Águas, A cunhã que amava Brad Pitt, Curuminha e Rodamundo, todos presentes na obra Histórias do rio Negro, de Vera do Val, a partir das concepções que Torres (2001) oferece acerca da teoria da residualidade, especificamente sobre o conceito de imaginário, e da forma como a autora paulistana apropriou-se do imaginário amazônico a fim de construir em sua ficção o rio Negro como uma entidade divina que, nessas narrativas, acaba antagonizando com o ribeirinho concebido pela autora ao mesmo tempo em que constitui, enquanto ser-água, sua principal forma de subsistência. Tais episódios serão necessários na composição do ente-rio não apenas como uma figura antagônica rasa, mas como uma entidade que mantém relações de natureza complexa com o universo ficcional que permeia suas margens, em narrativas nas quais acompanhamos um caboclo idoso que passa seus dias tentando provar-se digno dos favores do rio Negro (Águas), ao passo que supera o fato de a entidade ter-lhe tomado todos os quatro filhos (Rodamundo); vimos também como o deus-rio amazônico mostra-se uma manifestação masculina e possessiva, necessitando tomar como sacrifício jovens ribeirinhas (A cunhã que amava Brad Pitt e Curuminha).

Referências

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Publicado
2019-11-05
Seção
Dossiê temático