GESTUS SOCIAL E MULTIMODALIDADE EM COMO SE FORA BRINCADEIRADE-RODA, DE ROBSON TELES

  • Graziela Almeida Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Thallys de Oliveira Rodrigues UNINASSAU
  • Robson Teles
Palavras-chave: teatro de Brecht, gestus social, teatro infantil

Resumo

Este artigo analisa o uso do gestus social como elemento multimodal na encenação da peça “Como se fora brincadeira-de-roda”, do professor Robson Teles, direcionada às infâncias, ressaltando a importância do teatro infantil crítico e participativo. A pesquisa é baseada nos escritos de Brecht, com ênfase no conceito de gestus social apresentado pelo autor, contribuindo para a formação crítica das crianças, tendo por objetivos específicos identificar os conceitos de “gestus social” e multimodalidade no teatro de Brecht com ênfase na dramaturgia infantil; apresentar como a peça “como se fora brincadeira-de-roda” compõe o gestus social na sua narrativa; explorar o impacto do “gestus social” como recurso multimodal, relacionando-o com o público infantil. Por meio disso, este artigo se divide
em três tópicos que fundamentam o tema: gestus social e multimodalidade no teatro de Brecht, a relação do gestus social de Brecht na encenação da peça “como se fora brincadeira-de-roda” e o impacto do gestus social na formação crítica das crianças. A metodologia adotada é qualitativa, baseada na investigação e análise de trabalhos acadêmicos encontrados em plataformas acadêmicas, abordando como o teatro de Brecht e seu gestus social podem contribuir com o teatro infantil numa perspectiva que integre os aspectos multimodais que revelam as contradições sociais, a fim de proporcionar uma aprendizagem críticas às crianças. Assim, conclui-se que a peça, a relação multimodal e o uso do gestus social, não apenas entretém, relevando-se a importância do teatro de Brecht na contemporaneidade, especialmente no teatro infantil, para o desenvolvimento crítico do público infantil.

Biografia do Autor

Graziela Almeida, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda pelo PPGCL/UNICAP, mestra em Psicopedagogia pela Deusto/País Vasco, graduada em Psicologia pelo Instituto Celso Lisboa/RJ e em Pedagogia pela UNINTER/PE, coordenadora do Projeto de Extensão ‘Contando e Aprendendo com Histórias’, membro do CEPE/UNICAP, professora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco.

Thallys de Oliveira Rodrigues, UNINASSAU

Mestrando em Ciências da Linguagem pela UNICAP, Professor da UNINASSAU, Professor Polivalente no município de Abreu e Lima.

Publicado
2025-12-05

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##